segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A teoria de que nós todos viemos de seres humanos que deixaram a África há cerca de 100 mil anos


         Todos que se julgam sábios desconhece os verdadeiros conhecimentos,os seres humanos desde o princípios de suas vidas .Todas as pesquisas não levam a lugar nenhum, tudo se resume em ameba, ou macacos, ou Adão e Eva (bíblica) Queria algo que dessem uma teoria mais consistência do surgimento humano,algo mais prático ,em relação as pesquisas,mas os meus conhecimentos não levaram-me a algo de consistência palpável,todos os seres humanos vivem em duvidas constantes sobre seu surgimento,suas pesquisas sempre tem o mesmo fundamento conflitante entre os pensadores.


A teoria de que nós todos viemos de seres humanos que deixaram a África há cerca de 100 mil anos está sendo novamente questionada, desta vez por pesquisadores americanos que tiveram acesso ao material do projeto do genoma humano.

A maior parte dos cientistas concordam que os primeiros hominídeos saíram da África pela primeira vez há cerca de 1,8 milhão de anos e passaram a conquistar outras terras, mas há controvérsia em relação ao que ocorre depois disso.



A teoria tradicional acredita que houve um segundo êxodo de africanos – os homens modernos –, que substituíram todas as outras populações locais, incluindo o homem de Neandertal, na Europa. O primeiro ser humano: Um humano, ser humano, pessoa ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao género Homo, família Hominidae (taxonomicamente Homo sapiens - latim: "homem sábio").[1][2] Os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo.

Evidências de DNA mitocondrial indicam que o homem moderno teve origem na África oriental há cerca de 200.000 anos. Atualmente os seres humanos estão distribuídos em toda a Terra, principalmente nos continentes e ilhas do planeta. No entanto, outros grupos de indivíduos estão voando em veículos particulares na atmosfera, outros viajando ao longo dos oceanos e até mesmo um pequeno número de indivíduos que vivem na órbita terrestre baixa. A população humana na Terra, em fevereiro de 2009, era superior a 6,7 bilhões de indivíduos.[3] Desde o surgimento da civilização, os humanos são uma forma dominante de vida biológica, em termos de distribuição espacial e efeitos sobre a biosfera do planeta.

Como a maioria dos primatas superiores, os seres humanos são sociais por natureza, sendo particularmente hábeis em utilizar sistemas de comunicação, principalmente verbal, gestual e escrita para se auto-expressar, trocar de idéias e se organizar. Os humanos criaram complexas estruturas sociais compostas de muitos grupos cooperantes e concorrentes, de famílias até nações. As interações sociais entre os humanos criaram uma variedade extremamente grande de tradições, rituais, normas sociais e éticas, leis e valores, que em conjunto formam a base da sociedade humana. A cultura humana é marcada pelo apreço pela beleza e estética o que, combinado com o desejo de auto-expressão e proporcionalmente a um cérebro muito desenvolvido, levou a inovações como a arte, a escrita, a literatura e a música.

O homo sapiens, como espécie, tem como característica o desejo de entender e influenciar o ambiente à sua volta, procurando explicar e manipular os fenômenos naturais através da filosofia, artes, ciências, mitologia e da religião. Esta curiosidade natural levou ao desenvolvimento de ferramentas e habilidades avançadas. O ser humano é a única espécie conhecida capaz de criar o fogo, cozinhar seus alimentos, vestir-se, além de utilizar várias outras tecnologias. Os humanos passam suas habilidades e conhecimentos para as próximas gerações e, portanto, são considerados dependentes da cultura.



A Teoria de Darwin parte de duas constações básicas:

1) Os seres vivos estão em constante evolução, pois o mundo não é imutável e não foi criado por ninguém, mas passa por um processo infinito de “constantes” mutações;

2) Todo ser vivo tem um ancestral comum, pois a vida no planeta tem origem em uma Ameba, que surgiu na água há bilhões de anos.

Estas duas idéias, aparentemente simples, representaram uma segunda revolução copernicana no pensamento humano. Segundo Sigmund Freud: "Ao longo do tempo, a humanidade teve de suportar dois grandes golpes em sua autoestima. O primeiro foi constatar que a Terra não é o centro do universo. O segundo ocorreu quando a biologia desmentiu a natureza especial do homem e o relegou à posição de mero descendente do mundo animal".

A Teoria da Evolução das Espécies teve um impacto sobre os preconceitos do racismo, uma vez que afirma que todos os seres humanos tiveram um anscentral comum - que começou com a ameba original - e passou por um primata que viveu de 3 a 5 milhões de anos atrás. Portanto, a raça humana é uma só e se diferenciou em cor, tamanho e outras características físicas em função do meio em que vivia e dos contatos que mantinha entre os diversos grupos humanos.

Um outro impacto das idéias de Darwin e que só há poucas décadas passou a ocupar um lugar central no meio acadêmico e na sociedade é que as desigualdades sociais entre homens e mulheres não são fundadas na biologia, mas sim nas construções sociais e culturais de gênero.

Portanto, a teoria de Darwin não tem importância apenas na área biológica e nas pesquisas genéticas. O livro A Origem das Espécies contribuiu também para a fundamentação da luta contra as discriminações de raça e gênero. Charles Darwin foi um cientista que inaugurou a perspectiva de uma realidade onde homens e mulheres de todas as etnias do mundo possam viver de maneira harmônica e com cooperação e solidariedade entre todos, sem nenhum pecado de origem.

Um comentário:

  1. Se toda a vida está baseado em informação genética codificada e sabemos que processos naturais e leis da natureza não produz informações genética codificada.Vocês poderiam me dar uma explicação científica de como a vida teria surgido por acaso?

    ResponderExcluir